terça-feira, 17 de novembro de 2009

No Brasil, denomina-se música sertaneja o estilo musical autoproclamado herdeiro da “música caipira" e da moda de viola, que se caracteriza pela melodia simples e melancólica; muitas vezes é chamada de música do interior. Hoje em dia, o termo música sertaneja vem, aos poucos, sendo substituído pelo termo “musica country”, devido à influência da música country norte americana.


Década de 40 - Bob Nelson ,cantor country, foi o pioneiro solitário do Estilo Country, com "Oh Suzanna"Depois


Década de 70 - movimento Country começou a generalizar-se no Brasil em casas noturnas como: Farwest Bar, Barbadinhos... O lugar que reuniu o maior número de adeptos do estilo, durante mais tempo foi o Show Days Saloon


Década de 80 - Exploração comercial massificada do estilo "sertanejo", somado, em muitos casos, à uma releitura de sucessos internacionais e mesmo da Jovem Guarda. Surgem inúmeros artistas, quase sempre em duplas, que são lançados por gravadoras e expostos como produto de cultura de massa. Esses artistas passam a ser chamados de "duplas sertanejas".


Década de 90 - Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo, uma enxurrada de duplas do mesmo gênero segue o fenômeno, que alcança o seu auge.Em seguida, começa uma decadência do estilo na mídia. A música sertaneja perde bastante popularidade, mas continua sendo ouv ida principalmente nas áreas rurais do Centro-Sul do Brasil.


Década de 2000 - Ampla divulgação na mídia, sobretudo a televisiva. uma espécie de "revival" desse estilo, principalmente devido ao sucesso de duplas, como Bruno & Marrone, Edson & Hudson e, mais tarde,Jorge e Mateus,Victor & Leo e César Menotti & Fabiano.Ao longo dessa evolução, evitou-se cuidadosamente o termo "caipira", que era visto com preconceito nas cidades grandes. O estilo "sertanejo", ao contrário da música caipira, tem pouca temática rural para poder agradar a habitantes de cidades grandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário